Posso usar minhas próprias palavras no TCC?


Posso usar minhas próprias palavras no meu TCC?

Antes responder a esta pergunta é preciso saber o que se espera de um bom Trabalho de Conclusão de curso.


É claro que enquanto pesquisador e estudante, desejamos desenvolver um ótimo TCC, que não precise de muitas modificações e que traga resultados importantes sobre um tema pesquisado. Para tanto, é preciso escrever o TCC com muito cuidado, principalmente em relação a escolha do tema e a escrita da parte teórico do trabalho.



O que se espera de um TCC?


É importante que um TCC seja bem fundamentado. Porém, todo pesquisador tem que dar uma pitada de personalidade no seu trabalho, caso contrário, seria só um trabalho com recortes textuais de outros autores. E isso responde a pergunta inicial do nosso artigo: todo TCC precisa que seu autor em algum momento do texto escreva, com suas próprias palavras, o que conseguiu encontrar com a pesquisa realizada.


E é aqui que você pode entrar em conflito com o seu orientador, pois nossa experiência com o tema, principalmente relacionado a consultorias na graduação e especialização, indica para a exigência de um trabalho bem fundamentado na literatura.


Isso quer dizer que é comum um orientador questionar ao orientando de onde ele tirou aquela ideia ou frase, ou ainda pedir para que uma determinada frase seja fundamentada com base em algum autor. Neste caso, você possui duas opções: atender ao seu orientador e fundamentar o texto ou defender a sua ideia e dizer que ela partiu de suas leituras e interpretação de trabalhos anteriores.


É na parte de resultados e discussões que o autor do TCC tem a oportunidade de discutir com suas próprias palavras os resultados encontrados ao longo da pesquisa. Porém, tome cuidado para não copiar trechos de outros autores ou afirmar coisas que não tem relação com a pesquisa realizada.


É preciso destacar que o processo de escrever trechos do TCC com suas próprias palavras é considerado tenso, principalmente porque o seu orientador pode pedir para você refazer justamente os trechos do trabalho que contém suas próprias palavras.


Com isso, fica claro que você poderá introduzir com suas próprias palavras conceitos e resultados referentes a sua pesquisa, desde que siga um modelo de escrita argumentativa. É preciso também que você se embase nas ideias dos autores que escolheu.


Então, agora que você já sabe que pode escrever trechos do seu TCC com suas próprias palavras, pode respirar aliviado! Não há nada de errado em introduzir um assunto com suas próprias palavras em seu TCC. Escrever partes do trabalho com suas palavras poderá contribuir para desenvolver sua habilidade de argumentar e defender ideias.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo