Fui reprovado no meu TCC. E agora?


Fui reprovado no meu TCC. E agora?

O Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC é uma tarefa de extrema importância para a conclusão do seu curso de graduação, espacialização ou mestrado.


Após entregá-lo, você finalmente se forma, mas o que acontece com quem é reprovado? Antes de entrar em desespero e achar que pode perder todo o curso, acompanhe o nosso artigo, e saiba que existe uma chance para quem foi reprovado no TCC.


Sobre o TCC


O Trabalho de Conclusão de Curso é a condensação de todos os conhecimentos que você adquiriu ao longo dos anos de estudo na faculdade. O Trabalho de Conclusão do Curso pode ter diferentes formatos, especificações, mas o modelo mais comum é a monografia, que é um tipo de pesquisa científica.


Geralmente as faculdades exigem que o aluno que está escrevendo o seu TCC tenha um orientador, que pode ser um professor da Instituição com formação na área de assunto do TCC. É o orientador que vai acompanhar todo o processo de produção do texto, dar dicas do que pode ser melhorado, indicar materiais bibliográficos para leitura e esclarecer dúvidas. A construção e elaboração do trabalho, no entanto, depende de você.


O primeiro passo para elaborar um TCC é escolher um tema para desenvolver e pesquisar em detalhes. O assunto precisa estar relacionado ao seu curso e a produção tem que trazer algo inédito ou um aprofundamento de um tema que já existe e/ou que já foi pesquisado. Se você estiver com dúvidas sobre qual tema escolher para o seu trabalho, confira a lista com mais de 100 temas que fizemos.


Temas para o seu trabalho



A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso


Depois de desenvolver o conteúdo do TCC, você precisa apresentar a sua pesquisa para uma banca avaliadora. Porém, em algumas faculdades e universidades a apresentação da pesquisa não é obrigatória. Caso o trabalho precise ser apresentado, se atente para o tempo da apresentação. Geralmente o tempo de apresentação é de aproximadamente 15 a 30 minutos e a banca, em geral, é formada por duas ou três pessoas especialistas nos assuntos abordados no trabalho.


Os avaliadores precisam receber o seu TCC alguns dias antes da apresentação para conseguirem ler o conteúdo e fazer apontamentos para melhorar o trabalho. Eles vão analisar o material escrito e o momento da exposição oral. Após a exposição oral farão perguntas a você sobre o conteúdo para saber qual seu nível de domínio do assunto.


A nota é dada alguns minutos depois da sua apresentação. É apenas nesse momento que você saberá se foi aprovado ou reprovado.



A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso


Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar. A reprovação de um trabalho não é comum, e algumas causas contribuem para esta reprovação como:


Será necessário, antes de tudo, inscrever-se novamente na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. Depois é só seguir com a realização do projeto e marcar uma nova data para a apresentação e avaliação do trabalho.


Caso a sua faculdade seja privada haverá um custo para repetir a matéria, onde você deverá pagar uma nova taxa. Quem está em uma universidade pública não tem esse inconveniente, mas precisa ter atenção quanto às regras de jubilamento, caso você não tenha muito tempo para concluir o curso.


Algumas instituições públicas têm a seguinte norma: se o aluno estiver cursando apenas uma disciplina, por exemplo, somente o TCC, ele não pode reprovar, pois corre o risco de ser expulso ou jubilado. Sendo assim, informe-se com o coordenador do curso sobre essa questão.


Causas de reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso


O medo de ser reprovado no TCC é alto entre os alunos, mas isso não ocorre com frequência. Ainda assim, vale a pena ficar atento aos principais motivos que podem causar a reprovação do seu TCC:

  • copiar o trabalho de outra pessoa, ou seja, fazer plágio;

  • não seguir as normas da ABNT;

  • faltar no dia da apresentação;

  • construir um trabalho sem um tema delimitado;

  • não ter segurança para responder às perguntas da banca;

  • não entregar o TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa importante da sua graduação. Portanto dedique-se com total atenção a ele. Pesquise sobre o tema que quer escrever e tire todas as dúvidas com o seu orientador. Isso diminuirá muito as chances de reprovação, mas caso ela ocorra não desista e refaça o projeto.


Caso não tenha tempo para realizar todas as atividades referentes ao seu TCC, entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma consultoria acadêmica.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo