Cuidados ao adquirir um tcc pronto



O dia a dia corrido, a falta de tempo para ler e escrever o suficiente talvez seja um dos principais entraves para quem está tentando escrever um TCC original e que seja importante para alguma área de pesquisa.


Muitas vezes o tempo vai passando e nem nos damos conta de que restam poucas semanas ou poucos dias para apresentarmos o TCC para o orientador. Além disso, ainda há questão dos textos que retornam com muitas correções a serem feitas.


São tantos problemas a serem resolvidos que muitos acabam adquirindo um TCC Pronto. Porém, destaca-se que mesmo estando pronto o TCC poderá sofrer modificações, vindas principalmente do seu orientador que pedirá para mudar parágrafos ou incluir novos assuntos. E é ai que surge o risco para quem compra um TCC Pronto de um site ou profissional não confiável.


Por isso, apresentamos alguns problemas que você terá em comprar um TCC pronto para concluir o seu curso de graduação ou especialização.


1 - O trabalho que você adquiriu está livre de plágios?


Sabemos que plágio é crime. Entre os problemas que o plágio pode trazer, está a anulação do seu certificado de conclusão de curso. Sei que você não quer correr este risco, então exija do profissional que está te ajudando na elaboração do TCC, um relatório de plágio para garantir que o trabalho já não foi publicado por outro autor.


2 - A empresa ou profissional se comprometeu em revisar o texto, caso o seu orientador exija?


Eis uma questão que poucas pessoas se atentam. Dificilmente o orientador ou a faculdade irá aceitar o trabalho na primeira vez que ele for enviado, mesmo que o trabalho seja excelente, sempre há alguma coisa a ser melhorada. Por isso, veja se o profissional ou empresa garante a revisão do texto caso seja necessário.


3 - O trabalho está nas normas da ABNT?


No Brasil os trabalhos acadêmicos são regidos pelas normas da ABNT para trabalhos acadêmicos (NBR 14724; NBR 6027; NBR 6023; NBR 10520). Isso quer dizer que os textos geralmente serão escritos com espaçamento 1.5, fonte Time News Roman. As citações com mais de 3 linhas deverão ter recuo de 4 centímetros e estar em tamanho 10. Além disso, há normas para a elaboração da capa, do sumário, da paginação do texto e para a referência os textos.


As referências são um caso a parte, pois para cada tipo de trabalho há uma forma de referenciar.



Além dos três cuidados citados acima, que você deverá tomar, há a questão do tipo de formatação que a sua faculdade exige.


Textos prontos geralmente são enviados com uma formatação padrão. Por isso, quem adquire o trabalho deverá adaptar para a formatação exigida pela faculdade ou consultar o site que comercializou o trabalho para saber se está incluído no preço do trabalho a sua formatação.


Comprar um texto é crime?


Consideramos que escrever um texto para terceiros não é crime. É uma atividade muito comum no jornalismo e em outras áreas do saber, onde o escritor é chamado de escritor-fantasma (Ghostwriter) . Políticos e pessoas públicas, até presidentes da república, fazem discursos e pronunciamentos que não foram escritos por eles, mas pelo escritor-fantasma. O escritor-fantasma abre mão da autoria do texto.


As empresas e profissionais que comercializam textos abrem mão dos direitos do texto e cede a autoria para quem adquire o texto. Destaca-se que a prática correta é além de obter o texto, trabalhar para ampliar e aprofundar as ideias escritas e assim adaptar a escrita de acordo com o seu gosto. Com isso, um trabalho livre de plágios, escrito e modificado por você irá afastar o perigo de ter um trabalho anulado ou responder criminalmente por trabalhos que não sejam de sua autoria.


Por isso, indicamos na medida do possível que você contrate alguém que te auxilie a produzir o texto e não que te entregue um TCC, Dissertação ou Tese pronta. Caso isso não seja possível, se torna primordial que o texto adquirido sirva tão somente como base para que você possa se espelhar na produção do seu trabalho.


Ainda ressalta-se que apresentar textos copiados de outros autores sem a devida citação da fonte constitui crime, além de ser uma prática que repudiamos aqui no site.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo